outubro 30, 2008

Sinestesia


Música é foda!
Hoje estava voltando pra casa e recebi uma ligação muito especial.
E só hoje percebi o quanto nos dois amamos tanto a mesma coisa (talvez seja isso o que mais nos "harmonize"), a música!
Musica faz parte da minha rotina.
Acordo ouvindo musica (tá, vamos combinar que o meu despertador/celular, não tem lá uma senhora melodia), estudo, tomo banho, faço minhas refeições..musica faz parte de mim!
Cresci numa família bastante "musical", meu pai ouvia de Beatles à Raul Seixas, era o meu lado rock, minha mãe amava Gal Gosta, Santana, Janis Joplin, era a minha "salada" preferida!
E foi nessa mistura, onde um adorava barulho e outro soltar o vozeirão, que fui produzida.

O "meu" primeiro LP foi do Raul Seixas, presente do meu pai, e eu adooorava cantar Carimbador Maluco. Lembro que quando pedia a minha mãe pra ir dormir na casa de alguma amiga, e esse pedido era negado, o meu irmão ficava zoando "Plunct Plact Zuuummm Não vai a lugar nenhum!! ", porém, agora "o plunct plact zum pode partir sem problema algum".
Um dos meus presentes preferidos é CD. Não curto muito ficar baixando na net, prefiro ter ali, como registro, o álbum nas minhas mãos! Ver a capa, o disco, guardar, lamber(oi?), cheirar (adoro aquele cheiro da capa). Amo colecionar CDs.
Tenho sim minhas preferências, mas amo ouvir musica, independentemente do ritmo. E claro, como todo ser humano, tenho as minhas limitações, ouço sempre aquilo que defino como musica! As "analogias", deixo para os que tem paciência e tempo...

Admiro tanto aqueles que entendem tudo de musica, ou pelo menos mais do que eu, o que não é muito difícil de encontrar, visto que sei muito pouco. Sabe aquelas pessoas que sentam do teu lado e sabe qual foi o acorde, intervalo, a nota, riff...?? Pois, invejo tanto!!
Até já pensei em estudar musica, mas não teria futuro.
Já pensei em tocar algum instrumento, mas a minha coordenação motora não é das melhores. No way!O que me restou foi apreciar, ouvir, sentir, viver a musica...E quando falo sentir, é no sentido mais amplo da palavra.

Certa vez, estava na ilha, e quem conhece sabe que a noite em Cacha pregos tem o céu mais lindo do mundo mundial!! Estava eu, no quintal da casa, sozinha no escuro com meu mp3, e estava tocando uma musica muito perfa(= algo mais do que perfeito)..muitôôô perfa! Deitada na cadeira, a única visão que tinha era daquele céu negro com tantas estrelas que chegavam a agonizar os olhos, mas a sensação era que aquele era O lugar, para ouvir A musica, e sentir exatamente o que estava sentindo. Todo paraíso tem uma trilha sonora...
Aliás, a minha vida tem uma trilha sonora, e é algo quase químico, uma união de "substâncias" diferentes na qual não se verifica ligação "química" entre elas; tem jazz, blues, rock, bossa nova...

Adoro aquelas pessoas que param tudo para ouvir aquela musica, chegam a pedir silêncio ( sou assim) pra apreciar. E aquelas que quando estão tocando, parecem estar em outro mundo, muda até a fisionomia. O processo de criação então, me encanta taaaanto! A composição, melodia...tudo isso soa tão mágico pra mim!!
Na ligação de hoje, "alguém" mostrou que musicou um texto meu (não consigo chamar aquilo de poema), e ficou uma coisa tão linda que admito, CHOREI! Minha reação foi "porra véi, você não tem o que fazer não?vai trabalhar!"
Então, como diz nessa nova musica:

"(...)Você equilibra o meu humor/E quando se iguala a esse lençol
Harmoniza o meu amor/É o meu espaço de tempo que sucede entre o nascer e o pôr do Sol
E é debaixo desse cobertor que quero ficar/Se é para entre teus abraços estar(...)"

E mais uma vez, pqp
Musica é foda!